Estudantes da UniSul realizam atendimentos no Presídio Masculino Regional de Tubarão
Foto: Divulgação

Cerca de 100 atendimentos diários foram realizados na última semana, pelo Mutirão de Saúde Carcerária no Presídio Masculino Regional de Tubarão. A ação solidária foi organizada pelo Comitê Estudantil Voluntariado da UniSul, com o apoio de 10 estudantes de Medicina, e teve como objetivo levar cuidados médicos à população carcerária oferecendo atendimentos de saúde no presídio local.

De acordo com a estudante de Medicina da UniSul/Inspirali Beatriz Nascimento, vice-presidente do comitê do campus de Tubarão, “o mutirão é uma oportunidade de levar saúde onde ela muitas vezes não chega. Nossa missão é garantir dignidade e atenção à população carcerária, que frequentemente é marginalizada e esquecida”. É a primeira vez que o comitê promove uma ação na penitenciária.

Durante os dois dias, os alunos atuaram no setor de saúde do presídio, que conta com cinco consultórios especialmente preparados para a realização da atividade. Os atendimentos iniciaram com as triagens iniciais nos próprios consultórios. Após esta etapa, os casos foram encaminhados aos médicos preceptores, que definiram as condutas médicas necessárias. Essa organização otimizou o tempo e permitiu um maior número de atendimentos ao longo dos dois dias de ação.

Além disso, o mutirão contou com o apoio da Eurofarma, que doou medicamentos para a ação, além dos medicamentos já disponíveis na farmácia básica do presídio. O objetivo foi proporcionar cuidados médicos de forma integral, atendendo às necessidades dos pacientes da melhor maneira possível.
O Comitê Estudantil Voluntariado é um grupo formado por estudantes de cursos de Medicina. Em parceria com outros cursos, o grupo promove atendimentos que contribuem para a saúde pública de Tubarão.