Governo de SC realiza mais de 250 mil cirurgias em 2024
Foto: Ricardo Trida

O Governo de Santa Catarina bateu um recorde histórico ao realizar 251 mil cirurgias eletivas em 2024, entre elas, 159.631 com internação e 91.525 procedimentos oftalmológicos até outubro. Esses números representam um aumento de 25% em relação a 2023 e 60% em comparação a 2022, segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Segundo o governador Jorginho Mello, o compromisso com a qualidade de vida dos catarinenses norteia as ações na saúde pública. Em 2024, o orçamento aplicado na área foi o maior da história. “Estamos devolvendo a esperança para quem aguardava há anos por uma cirurgia, muitas vezes há mais de 15 anos”, destacou o governador.

Entre as iniciativas que impulsionaram os resultados estão a prioridade para pacientes oncológicos, políticas voltadas à alta complexidade em ortopedia, o Programa de Valorização dos Hospitais e a criação da Tabela Catarinense, que paga até 12 vezes mais que a tabela SUS em alguns procedimentos, além da ampliação da rede hospitalar com novos prestadores e a habilitação de serviços de alta complexidade.

A parceria entre o governo, municípios e hospitais foi crucial para o avanço dos atendimentos. Desde 2023, foram abertos 254 novos leitos de UTI em várias regiões do estado, além de um aumento na capacidade de atendimento, reduzindo o tempo de espera.

Segundo o secretário de Saúde, Diogo Demarchi Silva, as ações seguirão em 2025. “Estamos ampliando a rede e aumentando o comprometimento com os catarinenses para reduzir ainda mais o tempo de espera.”

Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.