A Gerência Regional de Saúde, confirmou o primeiro caso de dengue contraído no município de São Ludgero, nesta quinta-feira (23). Trata-se de uma mulher de 64 anos, com residência em um dos bairros infestados.
O pedido da equipe da Secretaria da Saúde é para que as pessoas não deixem água parada em suas residências e empresas. Atualmente, são 2 casos confirmados (um contraído na cidade e outro fora), 44 suspeitos (destes 19 sendo investigados) e 83 focos do mosquito.
A Secretária da Saúde, Morgana Rech da Silva, lembra que o município vem realizando investimentos e ações contínuas ao longo dos últimos anos. Entre as inciativas estão os mutirões de limpeza pelos bairros, em residências e terrenos baldios, orientações e entrega de materiais pelas Agentes Comunitárias de Saúde, assim como palestras nas instituições de ensino, panfletagem, campanhas e colocação de faixas em pontos estratégicos.
Além disso, foi investido na contratação de mais Agentes de Endemias para auxiliar nos trabalhos, inclusive, monitoramento das armadilhas. Uma ação conjunta com o Exército Brasileiro também já foi realizada. No mês de dezembro, uma coletiva de imprensa aconteceu, para enfatizar a situação delicada enfrentada, reforçar a necessidade da população realizar a sua parte.
Com o objetivo de unir ainda mais forças e traçar ações pontuais no combate ao mosquito Aedes Aegypti, uma reunião foi realizada no dia 15 de março, na sede da Câmara de Vereadores, com a participação de representantes públicos, órgãos vinculados a prefeitura, associações, entidades, Corpo de Bombeiros, polícias Militar e Civil, e um representante do Governo do Estado.
“Levamos a informação às pessoas, a preocupação e as consequências. A Prefeitura por meio dos profissionais fez e continua fazendo a sua parte. Para reverter a situação é preciso que as pessoas façam a sua parte”, alerta a secretária.