As guarnições especiais da Polícia Militar de Imbituba e Braço do Norte serão promovidas ao status de Batalhão. A elevação das unidades foi oficializada por meio de um decreto assinado pelo governador Carlos Moisés da Silva na semana passada. O documento regulamenta a lei de organização básica da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina (PMSC)
Em Imbituba, a estrutura local passará a se chamar 34º Batalhão da Polícia Militar (34ºBPM). Seguem subordinados os postos da polícia de Garopaba, Imaruí e Paulo Lopes. “Essa mudança reflete a força e a importância da cidade para a região e para o Estado de Santa Catarina”, destacou o comandante, tenente-coronel Luís Carlos Cruz do Santos.
Já em Braço do Norte, a unidade passará a ser 35º Batalhão da Polícia Militar (35ºBPM). Além da sede, a estrutura abriga também postos policiais de Grão Pará, Rio Fortuna, Santa Rosa de Lima, São Ludgero, Gravatal, São Martinho e Armazém.
As mudanças devem ser concluídas em até seis meses.
Além das duas cidades da Amurel, também passarão ao posto de batalhão as unidades de Içara, Xanxerê, Itapema, Indaial, Curitibanos, Dionísio Cerqueira, Santo Amaro da Imperatriz e Mafra. Ao todo, a instituição irá contar com 38 batalhões.
Estrutura da PM na região
O 8º CRPM (Comando Regional de Polícia Militar), com sede em Tubarão, que atende toda a região da Amurel, passa a ter quatro batalhões.
- 5º BPM em Tubarão (com postos subordinados em Jaguaruna, Capivari de Baixo, Sangão, Treze de Mai e Pedras Grandes)
- 28º BPM em Laguna (com posto subordinado em Pescaria Brava)
- 34º BPM em Imbituba (com postos subordinados em Garopaba, Imaruí, Paulo Lopes)
- 35º BPM em Braço do Norte (com postos subordinados em Gravatal, Armazém, Santa Rosa de Lima, São Martinho, Rio Fortuna, Grão Pará, São Ludgero)