Imbituba registra vários pontos de alagamentos neste domingo (14)
Foto: Divulgação/Cigerd Tubarão

Em 24 horas horas, choveu em Imbituba mais de 110 milímetros. As equipes do Centro Regional da Defesa Civil de Tubarão (Cigerd – Regional), que atende os municípios da Amurel, então na tarde deste domingo (14), junto com a Gerência Defesa Civil de Imbituba, em atendimento nas comunidades afetadas com alagamentos e deslizamentos. Duas pessoas tiveram que sair da residência e estão abrigadas em hotel.

Em Tubarão, na noite de sábado (13), ocorreu um deslizamento de terra no bairro KM 63 que já foi solucionado. De acordo com o secretário Municipal de Proteção e Defesa Civil, Ramon De Faveri, Tubarão continua em estado de atenção pela chuva persistente. “A preocupação são os deslizamentos, pois o solo está muito encharcado. Estamos monitorando”, afirma.

Em Capivari de Baixo, conforme o coordenador municipal de Defesa Civil, Maurício Pereira Carneiro,  não houve nenhuma ocorrência grave. “A equipe deu um suporte a população com problemas de telhado, na colocação de lonas e algumas salas do CEI Maria de Lourdes Pereira Fernandes que entrou água. Passamos nas comunidades que possuem histórico de alagamentos, mas não foi registrado nenhum ponto, graças aos trabalhos promovidos pela secretaria de Infraestrutura, como as limpezas das bocas de lobo e também as manutenções de drenagem no município”, ressalta.

A secretária da Educação, Cultura, Esporte e Turismo de Capivari de Baixo, Marinélia Bonelli Fernandes, emitiu um comunicado aos pais, cancelando as aulas na segunda (15) e terça-feira (16) no Centro de Educação Infantil Maria de Lourdes Pereira Fernandes. “Essa decisão é uma das medidas cautelares para esse momento. Pedimos a compreensão de todos, pois a segurança de nossos alunos sempre estarão em primeiro lugar”, destaca.

De acordo com a meteorologista da Defesa Civil de Santa Catarina Nicolle Reis, neste domingo (14) o risco é alto para ocorrências como alagamentos e enxurradas entre a Grande Florianópolis, Litoral Norte, parte do Vale do Itajaí e do Litoral Sul. Além disso, o risco é alto a muito alto para deslizamentos. Até o final deste domingo, acumulados previstos entre 30 e 50 mm na Grande Florianópolis e parte do Litoral Sul, entre 80 e 100 mm entre o Litoral Norte, Baixo e Médio Vale do Itajaí. Entre o Planalto Sul, parte do Alto Vale do Itajaí, acumulados entre 30 e 50 mm durante o dia. Pontualmente, valores de chuva acima podem ocorrer.

Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.