1,1 milhão de habitantes sem acesso a água: gaúchos se deslocam para o litoral em busca do mineral
Foto: Divulgação

Em meio ao caos que tomou conta de Porto Alegre devido às enchentes que atingem o Rio Grande do Sul, moradores tem ido às pressas em direção ao litoral em busca de água. O desabastecimento já atinge parte da capital gaúcha, que também sofre com a falta de energia e de suprimentos, além da ameaça de saques.

Milhares de pessoas tiveram que deixar as casas nos últimos dias na cidade devido ao risco de alagamento, e atualmente 85% dos 1,3 milhão de habitantes estão sem acesso a água por causa da paralisação de cinco estações de tratamento que atendem o município.

Na região da Amurel, várias campanhas são realizadas para doações de água, assim como empresas se disponibilizaram a levar o mineral vital para a população gaúcha. Confira:

  • O Grupo Atlantis, por meio da concessão Jaguaruna Saneamento e em parceria com a Baly Energy Drink, vai enviar 500 mil litros de água tratada para as famílias afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A água disponibilizada é envazada pela Baly em garrafas de 2 litros, totalizando 250 mil garrafas de água a serem entregues para a população gaúcha nesta semana.
  • A Ferrovia Tereza Cristina realizou a doação de 960 litros de água potável. 
  • Água Mineral Armazém enviou quatro caminhões de água para o Rio Grande do Sul.
  • A rede Super Moniari desenvolve duas ações para ajudar o Rio Grande. Uma é em parceria com a Baly Energy Drink para arrecadar grandes volumes. A Moniari oferece produtos essenciais a preço de custo (pallets), como leite, água, produtos de higiene e limpeza. Para participar, é possível fazer contato pelo Whatsapp 48-99611-8625. Além disso os supermercados estão recebendo doações do público para enviar aos atingidos pelas chuvas.
  • Moradores do Bairro Oficinas, em Tubarão, fizeram uma mobilização para ajudar os gaúchos. Confira no vídeo.

O Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico, maior embarcação militar da América Latina, será enviado pela Marinha do Brasil para ajudar a população do Rio Grande do Sul. Segundo a Marinha, o “Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) ‘Atlântico'”, o Capitânia da Esquadra brasileira, sairá da Base Naval do Rio de Janeiro nesta quarta-feira (8) com destino à cidade de Rio Grande, no litoral do Rio Grande do Sul. O navio levará oito embarcações de médio e pequeno porte e duas estações móveis para tratamento de água.

Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.