Projeto sobre sessão de cinema adaptada a autistas é aprovado pela Comissão de Finanças da Alesc
FOTO: Bruno Collaço/AGÊNCIA AL

A Comissão de Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa aprovou, em reunião extraordinária na manhã desta terça-feira (16), o parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) 266/2022, do deputado Pepê Collaço (PP), que trata da disponibilização de sessões de cinema adaptados para crianças e adolescentes com autismo. A matéria segue para a análise do mérito na Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O relator da proposta, deputado Jair Miotto (União), ressaltou que a iniciativa é importante para a inclusão das pessoas com autismo. Pela proposta, os cinemas situados no estado devem reservar, mensalmente, ao menos uma sessão especial e adaptada, com condições de luz, som e temperaturas mais adequadas para esse tipo de público.

A iniciativa foi elogiada pelo deputado Mário Motta (PSD), que estuda apresentar projeto semelhante para espetáculos de circo adaptados, mas recebeu ponderações do deputado Ivan Naatz (PL), que questionou a interferência da proposta em competências da iniciativa privada.

Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.