Corpo da terceira vítima do naufrágio em Laguna é encontrado em Passo de Torres
Foto: Arquivo Pessoal

O corpo do jovem Michel Barbosa, de 25 anos, que estava desaparecido após um naufrágio de uma embarcação de passeio, em Laguna, foi encontrado no mar na região de Passo de Torres no final da tarde desta quinta-feira (21).

A equipe da aeronave Arcanjo, do Corpo de Bombeiros, foi acionada para verificar a informação de que havia um corpo flutuando no mar a cerca de 40 quilômetros da costa. No final da tarde, a suspeita foi confirmada e a vítima, resgatada.

Laudo da Polícia Científica, antigo Instituto Geral de Perícias (IGP), confirmou na manhã desta sexta-feira (4) que a identidade do corpo encontrado era mesmo de Michel Barbosa. Os bombeiros já acreditavam que se trataria dele porque não havia informações de outra pessoa desaparecida na região.

Resgate e identificação

No último final de semana, pescadores haviam encontrado o corpo e sinalizado o local com boias para que a visualização e resgate fossem facilitados. Porém, devido as condições do mar, a vítima continuou em deslocamento e mesmo com o sobrevoo não havia sido encontrada.

Foto: Corpo de Bombeiros

No final da manhã desta quinta, o Corpo de Bombeiros foi informado por populares que haviam avistado as marcações na região de Passo de Torres. No período da tarde a equipe da aeronave Arcanjo 01 sobrevoou a área e por volta das 17h30 encontrou o corpo do tripulante que estava desaparecido, já em áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. O resgate foi complexo e os bombeiros de Araranguá prestaram apoio na beira da praia.

A Polícia Científica iniciou os procedimentos de identificação em Araranguá, porém foi necessária a análise pela arcada dentária. Por isso, o corpo foi levado para Florianópolis ainda durante a madrugada desta sexta para avaliação do médico odonto-legista. O trabalho técnico foi realizado em duas horas e meia permitindo a identificação.

Buscas

O acidente aconteceu há quatro semanas, em 14 de janeiro, quando a lancha com sete homens virou por volta das 15h nas proximidades do acesso do Canal da Barra. Quatro tripulantes foram salvos com vida, dois morreram após o resgate e o jovem estava desaparecido desde então.

As buscas aconteceram por 17 dias consecutivos e eram interrompidas apenas durante a noite e retomados nas manhãs seguintes. Embarcações do Corpo de Bombeiros e da Marinha do Brasil e as aeronaves Águia da Policia Militar, Saer/Sarasul da Polícia Civil e Arcanjo do Corpo de Bombeiros auxiliaram nos trabalhos em diferentes dias. No começo da semana, a operação de busca tinha sido encerrada.

Vítimas eram de Caçador

Os três mortos na tragédia eram turistas de Caçador (SC), na região do Meio-Oeste catarinense. Uma das vítimas era Ricardo Moraes Barbosa, de 46 anos. Ele era empresário e vereador pelo PSDB na cidade. A outra vítima era Deyvid Fernandes, conhecido como Jabu, de 29 anos, que era amigo da família. Eles foram sepultados

Fotos: Redes Sociais

No dia do naufrágio, ambos foram encontrados inconscientes pelos bombeiros logo após a tragédia a aproximadamente 300 metros da embarcação. Os dois foram resgatadas em parada cardiorrespiratória com afogamento em grau seis. Um foi encaminhado para o Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus Passos, de Laguna, e o outro recebeu manobras de reanimação no trapiche do bote, mas ambos acabaram morrendo.

O filho do vereador, Michel Barbosa, de 25 anos, ficou desaparecido por quatro semanas até o seu corpo ser encontrado no final da tarde desta quinta-feira. Ele também será levado para Caçador, onde será velado e sepultado.

O trio estava acompanhado de um grupo de amigos e passava férias na região. Horas antes do acidente, eles chegaram a postar fotos do passeio nas redes sociais.

Foto: Redes Sociais

O Corpo de Bombeiros foi acionado logo após o acidente. Ao iniciarem as buscas no local, os socorristas encontram quatro pessoas agarradas na embarcação. Elas foram resgatadas e receberam atendimento. Os quatro sobreviventes têm 34, 31, 31 e 29 anos.