Todos os pacientes internados na UTI do Hospital São Camilo não tomaram a vacina contra a covid-19
Foto: Israel Costa / Divulgação PMI

Todos os pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Camilo, em Imbituba, não foram vacinados contra a covid-19. Atualmente há sete pessoas hospitalizadas em UTI na instituição, segundo informou Secretaria Municipal da Saúde nesta segunda-feira (7).

Do total, três são moradores de Imbituba, sendo que dois foram confirmados para a covid-19 e um está com a suspeita da doença. Os outros pacientes são de Tubarão, Sangão, Imaruí e Laguna, e todos tiveram diagnóstico positivo para o coronavírus.

Após o descredenciamento dos hospitais Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão, e o de Caridade Senhor Bom Jesus Passos, em Laguna, o Hospital São Camilo passou a ser o único da Amurel a oferecer leitos de UTI Covid pelo SUS.

Com isso, os pacientes da região com suspeita ou positivados para a covid-19 que precisarem de UTI são transferidos, preferencialmente, para a unidade através da Central de regulação da macrorregião Sul.

“A vacinação é extremamente importante para evitarmos o agravamento da doença. Os números mostram isso. Há poucas semanas, com o avanço da variante ômicrom, nós tivemos cerca de 2.500 pessoas infectadas na cidade. Por conta da vacina, nenhum caso se agravou ou qualquer paciente que foi atendido pelas nossas equipes no Ginásio de Esportes precisou de internação hospitalar. As pessoas precisam ter a consciência de que a vacina é eficaz e só traz benefícios”, destaca a secretária Graciela Wiemes Ribeiro.