Ministério da Saúde alerta para golpes por e-mail oferecendo comprovante de vacinação
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Ministério da Saúde divulgou nesta quarta-feira (15) um comunicado alertando para mensagens falsas por e-mail utilizando como gancho o argumento de envio do certificado de vacinação contra a covid-19.

Algumas pessoas estão recebendo um e-mail de criminosos, identificando-se como pertencente ao Ministério da Saúde, solicitando que o cidadão clique em um link a fim de baixar o comprovante de vacinação. É importante destacar que este contato é falso, e o link não deve ser utilizado por se tratar de um vírus.

O ministério ressalta que não disponibiliza esse tipo de comprovação por e-mail para nenhum usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). A única forma de obter o certificado de vacinação para a covid-19 é por meio do aplicativo ConecteSUS ou de sua versão web.

Em razão da invasão na base de dados do Ministério da Saúde, o aplicativo ainda não está com a emissão de certificados normalizada. Em nota, a pasta informou que “está agindo para restabelecer o mais rápido possível os sistemas para registro e emissão dos certificados de vacinação”, mas não informou quando o serviço estará disponível novamente.

O Ministério da Saúde lembra ainda que seus canais, como redes sociais e portal, são as únicas fontes oficiais de informação. Quaisquer dúvidas podem ser esclarecidas na Ouvidora, no telefone 136. A pasta também disponibilizou orientações para emissão temporária do comprovante de vacinação covid-19.

O aplicativo ConecteSUS pode ser baixado em qualquer loja de app, como Play Store ou Apple Store. Nele, o cidadão que se cadastrar pode acessar os dados de vacinação, incluindo o exigido no contexto da pandemia do novo coronavírus (covid-19) por alguns estabelecimentos. O certificado fica disponível apenas para quem completar o ciclo vacinal.

Entenda o caso

Na madrugada da última sexta-feira (10), o site do Ministério da Saúde e a página e o aplicativo do ConecteSUS, que fornece o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, foram invadidos por hackers. A página do ministério já voltou a funcionar, mas ainda não é possível acessar os dados sobre a vacina contra covid-19.