Brasil tem oito casos suspeitos de varíola dos macacos
Foto: Agência Brasil

Dos nove casos suspeitos de varíola dos macacos (monkeypox) no Brasil, um já foi descartado, no Ceará. Dos outros oito suspeitos, cinco são do sexo masculino e três do feminino. Dois desses casos foram registrados em Santa Catarina, nos municípios de Blumenau e Dionísio Cerqueira.

Os outros casos suspeitos são de Rondônia, São Paulo, Ceará, Rio Grande do Sul e do município de Corumbá, onde um boliviano está internado em acompanhamento. Dos casos suspeitos, três têm históricos de viagem para fora do Brasil.

Até o momento, segundo as autoridades brasileiras, existe aumento de casos confirmados em pelo menos 31 países. O número está em 1.077 casos, sendo a maior parte em países onde a doença é endêmica, localizados no continente africano.

“Essa doença é um evento incomum e inesperado em áreas não endêmicas. Trata-se de um agente com alto potencial de transmissão por contato através de gotículas, principalmente por fluidos corporais, e existe a necessidade de assegurar a assistência – o que inclui tratamento, capacidade laboratorial, equipamentos de proteção, e descontaminação”, disse Janaína Sallas, secretária de saúde.

Os casos suspeitos devem ser notificados o mais rápido possível. Entre os sintomas, estão: febre, erupção cutânea e adenomegalia (espécie de íngua). Como a transmissão pode ser por fluidos corporais, gotículas ou materiais contaminados, uma medida de prevenção seria o uso de máscaras e a lavagem de mãos.