Liderança: não cometa estes pecados
Guardadas as devidas proporções, privação de sono, pressão psicológica e a dificuldade para ter sucesso são problemas cotidianos de um empreendedor. Da mesma forma, o rigor e a determinação de um LÍDER poderá auxiliar quando o exemplo faz a diferença tanto para o empresário como para os liderados.
Abaixo alguns termos que devem ser evitados pelo líder
“Não consigo fazer”
Para líderes, só a incapacidade física é uma desculpa para não realizar alguma tarefa – e só em alguns casos, vale ressaltar. O mesmo se aplica ao empreendedorismo. Troque as negações por palavras de determinação. Sempre há um caminho.
Encontre-o.
“Estou atrasado”
Disciplina muito forte. Para quem é exemplo a disciplina de cumprimento de horários, entrega de projetos, relatórios, é fundamental, também é importante ter esse mesmo rigor na hora de ir a compromissos, reuniões, treinamentos.
“Eu não sei”
Não há problemas em demonstrar certa incerteza ao falar com alguém. Só que a frase “eu não sei” tem substitutos muito melhores. Você pode dizer algo como “eu não sei ainda, mas vou descobrir e informar a todos”, por exemplo. Assim, é mais fácil tranqüilizar o seu interlocutor. Quando um liderado procura seu líder deve ser atendido e seus questionamentos respondidos ou resolvidos.
“Vamos falar sobre isso na próxima reunião”
Reuniões podem ter um tema principal, em que outros assuntos naturalmente ficam de fora.
No entanto, em encontros em que vários temas estariam na pauta, pode ser que o LÍDER deixe de abordar algum deles apenas para evitar o estresse. Liderados gostam de ver os problemas resolvidos na hora.
Conflito não se administra; se resolve!
Todo líder além de exemplo deve saber do riscado, não sabe tudo, resolve tudo.