Cuidando da empresa
Quando faço palestras sobre a terceirização da gestão, procuro fazer com que os participantes façam reflexões sobre suas empresas. Inclusive buscar o entendimento sobre o que é uma empresa, os cuidados, as ameaças e o sucesso.
Abaixo alguns tópicos para análise e reflexão:
Afinal o que é uma empresa?
É um organismo vivo. Ao crescer, passa por crises, deixam cicatrizes e podem até matar!
Fases durante a sua existência!
- Crescimento pela criatividade. É onde tudo começa: uma idéia, muito trabalho, pouca grana, tudo gira em torno do dono;
• Gera a crise da liderança. - Crescimento pela direção, começa a se organizar, cria processos, orçamentos;
- Gera a crise da autonomia.
- Crescimento pela delegação; os gerentes passam a assumir mais responsabilidades, muda o perfil das contratações;
• Gera a crise do controle.
• Crescimento através da coordenação; funções; organogramas; centralização; controle sobre a autonomia.
• Gera a crise da burocracia.
• Crescimento através da colaboração; é o ponto alto; equipes; comprometimentos; socialização da informação; objetivos/metas= remuneração; - Gera resultados positivos;
Na verdade uma empresa é um ser vivo; com seus pontos fortes e fracos; - Nascimento;
- Sobrevivência;
• Lucro e estabilidade; - Crescimento e lucro;
- Aceleração;
• Maturidade.
Quando o gestor principal (dono do negócio) abdica via delegação aos seus líderes cria a terceirização da gestão. Defendo que todo RH ou setores que tratam da gestão de pessoas incluam em seus treinamentos modelos de socialização informando o que na verdade é uma empresa.
Vejo nas contratações que é informada a história da empresa, missão, visão, valor depois não se cuida disso de forma pontual.
Até porque na maioria das empresas parece que estas questões são cópias de outras empresas. Missão e visão principalmente valores se aplica diariamente. Como um líder entende e coloca em prática algo que não se aplica em sua empresa todos os dias? Na gestão horizontal, cada um além de ser responsável por uma loja, setor, departamentos, deve de forma obrigatória fazer valer os princípios da empresa que trabalha e defende.
Serve para refletir. Como está sua empresa?