O varejo e o idoso 60+

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Outro dia participei de um bate papo interessante sobre atendimento e vendas. Num determinado momento a bola da vez foi questionamento sobre a preparação dos atendentes e vendedores em relação aos idosos. Parece óbvio e é mesmo, o perfil dos idosos é bem diferente de qualquer outro perfil.

É necessário além de capacitar os profissionais para encantamento e fidelização deste tipo de consumidor adaptar o espaço físico das unidades/varejo e seus pontos de vendas. Algumas dicas:

  • Perguntas e dúvidas – o idoso pergunta muito, tem sede de informação e gosta do olho no olho, poucos estão familiarizados com a tecnologia;
  • São impacientes, mesmo quando tem tempo para pesquisar;
  • Não gostam dos termos técnicos; Bluetooth, Touchscreen, LED, feedback, 4 k, etc;
  • Imaginem o desafio para fazer compras com dúvidas ou falta de conhecimentos;
  • Cabe ao atendente/vendedor saber explicar corretamente utilizando termos que facilitem o entendimento do cliente/idoso;
  • Cada vez mais os jovens estão assumindo o papel de atender e vender, não recebendo treinamento acaba complicando esta relação, usando gírias ou apelando para os termos técnicos ou tecnológicos;
  • Outras questões são inibidoras;
  • Etiquetas dos produtos informando somente os preços;
  • Ou informações com letras pequenas;
  • O idoso é desconfiado, pensa logo que as letras são pequenas mascaram os preços e imagina que tudo é caro;
  • Espaço físico ou lay out das lojas, devem procurar atender todo tipo de cliente, sendo assim lembrar dos idosos é extremamente importante;
  • Pisos antiderrapantes;
  • Ambientes melhores iluminados;
  • Locais de descansos;
  • Priorizar a parte térrea da loja;
  • Tem idoso que não gosta de elevador;
  • Escadas nem pensar;
  • Facilidades no caixa, evitando longas filas;
  • Acesso a loja, com apelo externo dentro desta realidade.

Enfim são algumas dicas que bem trabalhadas irão captar este tipo de cliente cada vez mais comprador e exigente.

Outro dia fui a uma loja numa cidade do sul de Santa Catarina, para ter acesso ao produto desejado, subi três andares com longas escadas; ao chegar exausto no departamento não tinha o que eu procurava. Opção foi voltar com o vendedor até o térreo para que ele mostrasse na tela do computador fotos ilustrativas do produto e características do mesmo. Feito isso precisou fazer consulta sobre estoque no depósito.
Isso até que foi rápido e tenho uma boa percepção sobre sistemas, termos técnicos e boa saúde. Levou quinze minutos que mais parecia uma eternidade.

Estou enquadrado no tipo de cliente idoso (7.3) fácil perceber o que acima relato.