Reinventando o profissional: vendas externas

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Tenho lido algumas matérias sobre criatividade na crise e vejo que muita coisa nem criativo e nem novidades. Na crise todo mundo quer vender alguma coisa e normalmente saem às ruas ou as casas e tentam garantir resultados. Muitos com planejamento e outros no vamos ver o que vai dar. Desenvolvo projetos comerciais para empresas de todos os portes e a base é exatamente vendas externas ou diretas como queiram.

O conceito é simples: imagine uma loja, quem quer comprar de você te encontra em qualquer lugar.

Agora aqueles clientes em potencial ou perspectiva que todo mundo quer, como fazer? Simples! Vamos atrás dele.Todos querem uma fórmula mágica para aumentar vendas e esbarram sempre na seguinte resposta:

Ou vende-se mais para os mesmos;
Ou vende-se para novos clientes. Considerando que os mesmos num determinado momento terão limitações para comprar e no máximo garantem uma média de faturamento.

Para isso ir atrás e buscar no mercado é a solução. Claro que com um bom plano de abertura de mercado, boas ofertas para encantar quem ainda não nos compra, ter opções interessantes no mix de produtos diferenciados e acima de tudo cumprir tudo que promete.

É básico, sim muito básico e só assim funciona.Uma conquista deve ser estratégica, como captar clientes que já estão fidelizados pela concorrência.
O mesmo acontece quando a concorrência deseja conquistar seus clientes.
A fidelização não é mais ferramenta para o sucesso.
Defendo que as lojas varejistas devam ter vendedores externos, ou ao menos profissionais no campo garimpando no mercado palmo a palmo.

Estratégias de marketing, produtos iscas, condições pespeciais para clientes novos dentro do mês, etc…. Agora nunca se deve esquecer o cliente que está fidelizado, campanhas para estes são tão ou mais importantes para manter o sucesso de qualquer plano de crescimento.