Colunista: Ildo Silva da Silva


Coluna
O povo está bestializado

O povo está bestializado

Estamos vivendo tempos estranhos. Muito estranhos. Nestes dias, estamos assistindo bestializados a politização de absolutamente tudo. Os cuidados com a saúde individual e coletiva, ou pública, contra o coronavírus, que matou milhões de pessoas mundo afora, o uso de vacina, o tratamento precoce, os direitos e deveres de cada cidadão, em sociedade. Este fenômeno pode… Continuar lendo.

Coluna
Notícia de qualidade tem lugar certo e seguro para ser encontrada

Notícia de qualidade tem lugar certo e seguro para ser encontrada

Virou moda, graças à importância e influência das novas mídias ou mídias sociais, falar em fake News, que traduzindo para o bom português são “notícias falsas”. Notícias falsas ou mentiras. No Jornalismo, seja ele tradicional ou não, mas aquele jornalismo considerado uma Ciência Social Aplicada, não há espaço para mentiras ou notícias falsas. Vamos partir… Continuar lendo.

Coluna
A crise ambiental global e o impacto provocado pelo Brasil

A crise ambiental global e o impacto provocado pelo Brasil

Diz a lenda que uma mentira contada muitas vezes vira verdade. Não acredito nisto. Uma mentira contada muitas vezes é uma mentira que todos conhecem e alguns aceitam como verdade por ter sido repetidamente disseminada. Nas campanhas presidenciais do início dos anos 1990, do século passado e do milênio passado, o cardiologista e candidato ao… Continuar lendo.

Coluna
A direita envergonhada quer espaço na política e no Judiciário

A direita envergonhada quer espaço na política e no Judiciário

A eleição do presidente Jair Bolsonaro, em outubro de 2018, significou o ressurgimento da direita facilmente associada aos conservadores dentre os políticos, mas principalmente, entre os eleitores brasileiros. É preciso destacar que a esquerda ou os progressistas nadaram de braçada no cenário pós regime militar, por um período de quase 40 anos, deste a eleição… Continuar lendo.

Coluna
A ameaça nuclear assusta a humanidade

A ameaça nuclear assusta a humanidade

Já estamos sentindo os efeitos do conflito armado provocado pela Rússia ao atacar a Ucrânia. Muito se diz, se escreve e se fala em relação a esta guerra que tem assustado muita gente. A Europa pós Segunda Grande Guerra ou Segunda Guerra Mundial ainda não foi acomodada ou não teve as fronteiras das nações distribuídas por… Continuar lendo.

Coluna
Dia da Imprensa: para comemorar  ou para avaliar o nosso desempenho?

Dia da Imprensa: para comemorar ou para avaliar o nosso desempenho?

Há alguns anos, nós jornalistas sofremos críticas pela maneira como temos conduzido nossos trabalhos em todo o Brasil. A primeira agressão veio quando o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, em junho de 2009, que para exercer a profissão de Jornalista não é mais necessário o diploma de formação em curso superior. Entendo o diploma com… Continuar lendo.