Líder gestor

Foto: Divulgação

Algumas empresas buscam ter um modelo de gerenciamento que possibilite fazer com que a roda administrativa funcione.
No mercado corporativo algumas mudanças aconteceram e por incrível que pareça não notada pelos responsáveis da gestão do negócio.
Saímos da era do chefe entrando na era dos gerentes; em seguida para a era dos gestores; rapidamente para liderança.
O modelo procurado de forma incansável e com pouca oferta é o LÍDER GESTOR. Como crescer sem ter em cada setor da empresa líderes que não dominam todos os processos, não entendem de pessoas, análises de mercado, estratégias, resultados, compras, vendas?
Fica difícil focar em modernidade, soluções criativas, inovações e ainda ser competitivo sem equipe com este perfil.
Hoje o perfil de liderança é a soma de todos os atributos que a história da administração ensina aliado a saber ser gestor de setores e de negócios. Vejo empresas promover bons funcionários tecnicamente para liderança sem ter um modelo bem definido, sem análise de perfil comportamental e de gestão. Acaba perdendo o bom tecnicamente, não ganha o líder e compromete o trabalho de equipe. Um cliente um dia resolveu promover seu melhor vendedor em gerente da sua loja; foi um desastre, além de perder vendas, perdeu parte da sua equipe e teve de demitir o gerente. Na maioria das vezes falta um bom projeto interno para preparar futuros líderes. Sabemos que um líder é formado, preparado, treinado e acima de tudo sabendo o que é melhor para a empresa que representa. Aquela máxima de o gerente gerencia processos e o líder lidera pessoas é verdadeiro; hoje o líder é isso tudo e assume cem por cento a gestão do negócio. Se o líder achar que ele é responsável somente pelo seu setor e não auxiliar no todo não é líder do negócio. No modelo de liderança operacional que desenvolvo procuro fazer que os líderes entendam que é uma profissão e não um cargo. Procure avaliar um setor da sua empresa como um pequeno negócio dentro do negócio; veja se seu líder toca com a visão de um gestor. Caso contrário avalie seus conceitos de nomeação e análise de perfil.
Reitero que LÍDER GESTOR não é modismo.
Mello Jr