Varejo / lojista
A importância da gestão operacional
Tenho defendido o conceito operacional em todos os setores de uma empresa.
Não consigo entender um setor de compras não saber como as coisas funcionam na loja.
Um financeiro não acompanhar resultados.
O RH não entender de processos, normas, planejamento, metas, etc…
O Marketing não acompanhar, compras, vendas, mercado.
São exemplos que questiono nas minhas consultorias.
Quando falo gestão operacional, é a gestão do todo; setores integrados buscando e levando informações, visando contemplar a empresa ser uma só.
Na maioria das empresas os setores passam a ser pequenas empresas dentro da própria empresa.
Desculpem a redundância, é só um exemplo.
No caso dos gerentes, ser operacional é saber tocar a loja na essência da gestão, cuidar qualquer um cuida, gerir processos, pessoas, resultados, isso é para os bons profissionais.
Vejo casos de líderes comandarem dos seus quartéis generais; a loja passa por dificuldades e as medidas corretivas são comunicados teóricos; quando o correto é ir acompanhar o gerente e auxiliar com exemplos e conhecimento de cada setor.
Defendo que os RH’s deveriam passar por um treinamento completo e operacional; assim entenderiam melhor do negócio. Os compradores deveriam ter treinamentos de vendas e os vendedores de compras.
Vejo também que os processos de integração de novos colaboradores não passam de informações e horas e horas passando rotinas e conceitos, depois são literalmente jogados para o trabalho, sem preparação prévia. Esquecem os RH’s que quando o novo profissional inicia seus primeiros passos, muito pouco conhece do espaço físico da loja, dos membros da sua nova equipe, perfil do seu líder, etc…
Cabe cada empresa colocar um padrão ideal de gestão, focado sempre no operacional.
O mercado mudou em vários aspectos, na gestão e preparação de lideranças mudou com tanta velocidade que algumas empresas não acompanharam.
Um perfil ideal de líder, além dos chamados técnicos e comportamentais, deve-se incluir perfil operacional.
É uma questão de ajuste, necessária e importante para a nova dinâmica da gestão.
Um profissional gestor que agrega técnica, gestão de pessoas com visão do todo, saindo da teoria para a operação, vale ouro.
As ações acontecem na ponta e não na base; o varejo cada vez mais impõe velocidade.
Como decidir sem ver a operação?
Enfim é um belo desafio, ser operacional é o futuro dos novos gestores.
Mello Jr
