GESTÃO plena
No mundo corporativo muito modismo acontece, conceitos, critérios, fórmulas, receitas mágicas e tudo mais.
Na verdade, muda-se a forma de socializar, mas a essência não muda.
Dentre tantos exemplos trago para reflexão o que mais gosto de debater.
GESTÃO PLENA
Acredito que um gestor deve entender de tudo, pode não fazer tudo, entender é obrigação.
Uma das teses que defendo: o líder deve ter sua equipe na mão.
Uns dos princípios é o conhecimento;
Outro é liderar pelo exemplo e respeito;
Ser justo e não bom;
Conheço muito líder terrorista que acredita que no grito, na pressão, sua equipe o respeita.
Uma coisa é liderar pelo medo e outra pela confiança.
Tudo têm a chamada medida certa, ou se preferem equilíbrio.
Saber cobrar resultados sem equilíbrio vira uma arma contra o líder gestor.
Cobrança em excesso, controle total e pressão, sem um modelo de gestão plena e acompanhamento gera um verdadeiro desastre.
O gestor deve gerenciar o TODO e ponto final.
Acreditar que cobrar não afeta o equilíbrio emocional dos seus liderados, grande engano.
COBRAR COBRAR COBRAR sem um plano de ação para cada caso, gera desmotivação e sua equipe passa a ficar robotizada, quer dizer faz o que você mandar.
Algumas dicas:
- Seja um líder servidor; esteja disponível e mostre os caminhos;
- Antes de cobrar, procure ver porque as coisas não funcionam;
- Crie mecanismo de solução envolvendo seus liderados;
- Se for necessário mostre como fazer;
- Mantenha o equilíbrio; sua equipe precisa que seja desta forma;
- Resolva os conflitos, não tente administrar jogando soluções para frente;
- Mantenha sua equipe focada e motivada;
- Reveja o plano de ação; socialize as mudanças.
Não podemos mais aceitar gestão parcial, líderes não entendendo tudo; quem é responsável pelo sucesso da equipe é o GESTOR.
Não terceirize a gestão.
Mello Jr
