Líder gestor – seja preventivo
VAREJO
DICAS
O tempo ideal para perceber que uma equipe precisa de ajuda é: antes que seja tarde demais para oferecer auxílio e fazer algo. Muitos gestores esperam até que os resultados apareçam e, só então, começam a fazer perguntas.
Sim, você precisa saber o que saiu de errado, mas não seria mais inteligente descobrir enquanto ainda pode fazer algo a respeito, ou melhor, antes que algo dê errado?
Se você está na terceira semana do mês e parece que sua loja está tendo dificuldades em atingir a meta, por que não reunir sua equipe e dizer: “Olhe, o mês ainda não acabou. Por que vocês e eu não conversamos para ver se descobrimos algo criativo para reverter a situação?”
Você não acha que isso poderia ser mais útil para um vendedor (e melhor para o sucesso da sua loja) do que a famigerada pergunta: “O que aconteceu? ”.
Não se limite a ser apenas um espectador, participe do jogo.
Participar não significa simplesmente perguntar “nós ganhamos?”, depois que o jogo acabou.
Faça um acompanhamento constante das metas e seja orientado para os detalhes.
Isso é participar do jogo. Você precisa se envolver e acompanhar o que está acontecendo na sua loja. Mas tem muitas batalhas a vencer e não pode estar disponível para cada vendedor o tempo todo.
Mello jr





