Mudança no Consumo
Varejo online/tendências
O comércio digital vem experimentando um forte crescimento em todo
o planeta, sobretudo no Brasil. Enquanto há alguns anos muita gente
tinha medo de utilizar a internet como forma de compras, o fato é que
agora cada vez mais pessoas são estimuladas para experimentar os
benefícios da web.
Toda a dinâmica do universo virtual favorece mudanças, e esse setor
não para de receber novidades. As empresas, portanto, precisam se
adaptar não apenas para conseguir um diferencial competitivo, mas
também para garantir a sua sobrevivência em médio e longo prazos.
ABAIXO algumas tendências, com a certeza, mudança no consumo,
mudança nas estratégias corporativas.
Antes uma observação, as tendências servem para todos os segmentos,
com suas devidas adaptações.
Profissionalização das vendas
Uma das maiores tendências do varejo online é, logicamente, a
profissionalização das vendas. As empresas que não otimizarem seus
processos de forma a garantir que atendam às expectativas, demandas
e necessidades dos clientes terão dificuldades.
Comparação de preços
As janelas de comparação de preços já existentes nos grandes sites de
compras é uma grande tendência para o comércio online. Os clientes
de hoje em dia buscam, sobretudo, aquelas empresas que ofereçam
mais benefícios.
Vendas pelo celular
As vendas pelo celular também estão entre as maiores tendências do
varejo online — basta notar que o Brasil tem um número exorbitante
de aparelhos celulares em uso. Some-se isso ao aumento das redes de
conexão móvel com a internet e temos um forte mercado a ser
explorado.
Excelência na entrega
O tempo de entrega é uma das grandes desvantagens que uma empresa
digital tem em relação à uma loja física. Enquanto em um
estabelecimento tradicional o cliente já sai com o seu produto, no
universo digital há o tempo de espera necessário para que o artigo seja
enviado.
Dentro desse contexto, otimizar e até baratear o frete passou a ser
fundamental.
Investimento em marketing digital
Não dá para falar das tendências do varejo online sem falar em
investimentos em marketing digital.
Veremos cada vez mais empresas investindo pesado em blogs, com a
publicação de posts relacionados a seus produtos / serviços e com uma
periodicidade específica para fidelizar o público.
Formadores de opiniões com rede de contatos e seguidores, terão
espaços para alavancar novos negócios.
Mello jr



