O reclamão
Quando um liderado reclama demais, o funcionário não cansa de criticar a empresa onde trabalha, encontra vários motivos para não fazer o que é necessário e ainda influencia quem está ao seu redor, gerando um péssimo clima para trabalhar.
É o famoso reclamão.
Com certeza você conhece pessoas assim.
Uma pessoa com esse perfil pode atrapalhar, e muito, o andamento de uma empresa, especialmente se estamos falando de um negócio pequeno, em que todos se conhecem e dependem do trabalho do outro para caminhar.
Se você por acaso tem um reclamão na sua empresa, existem diversas formas de lidar com a situação – as saídas vão da autoanálise do próprio líder à demissão do funcionário problema.
ALGUMAS DICAS:
- Avalie inicialmente onde está o problema, na equipe, no líder, ou no reclamão;
- Tenha uma conversa clara e objetiva procurando analisar todos os pontos;
- Reclamar pode ser uma forma de contribuição;
- Antes de mandar embora certifique-se que se trata de uma reclamação;
- Pessoas com personalidade forte costumam questionar muito;
- Ás vezes, esse funcionário é apenas uma pessoa questionadora, que vê processos errados no negócio e faz questão de apontá-los de maneira firme. Neste caso, agradeça por ter alguém assim na equipe.
Se nada der certo, demita.
Caso a estratégia da conversa não dê resultado após algumas tentativas, a saída é a demissão.
Tudo na vida é equilíbrio, as empresas desejam bons profissionais tecnicamente e bons de grupo.
Concordar com tudo não ajuda em nada; reclamar de tudo só atrapalha.