Quando os resultados aparecem
Reinventando o profissional
O que você mais espera de sua empresa? Que resultados lhe satisfaz? Estas perguntas aparentemente óbvias muitas vezes ficam sem respostas por alguns empresários. Algumas delas: · Crescimento; ser reconhecida no mercado; ser a melhor, etc. · Lucros; crescimento pessoal, etc. Ora se só isso resolve tudo bem, porém, sabemos que outros resultados deverão ser alcançados por nossa empresa. É claro, que os citados acima são importantes mas não são únicos. Não conheço empresas que nascem para dar prejuízos, pelo contrário, conheço empresas que querem mais: a satisfação dos colaboradores, o carinho da sua comunidade, a credibilidade no mercado, reter seus talentos, sucesso hoje, amanhã e sempre, enfim, “segurança”. Como conseguir isso? Tenho dito que o grande segredo hoje é o planejamento estratégico, o que não é mais novidade, pois algumas empresas já o fazem há muito tempo. No entanto, não entendo porque a maioria não acredita em planejar para acontecer, esperando acontecer para planejar. Uma empresa não é só produzir e vender, existem muitos fatores para conquistarmos o sucesso; um deles é ter uma equipe comprometida e isso só acontece quando ela é ouvida e o planejamento visa esta situação. Alguns especialistas insistem que o planejamento é só para executivos, quando muito, líderes de setores ou supervisores. Penso diferente: todos devem participar e contribuir para serem comprometidos. É muito fácil citar que o serviço de limpeza da empresa não funciona quando as pessoas envolvidas não estão presentes, não só para ouvir como para argumentar, pois, muitas vezes não funciona porque o quantitativo é insuficiente, compras não fornece materiais de limpeza suficientes e assim por diante. Neste caso, o conjunto falha e nós identificamos só o setor de limpeza. Todos estes detalhes monitorados com certeza fará a situação da empresa ser diferente. Produção, vendas, marketing, equipamentos e pessoas resultam em lucros. Hoje, o mercado deseja profissionais atualizados, criativos, com iniciativa e que sejam empreendedores. Você com certeza tem gente assim na sua empresa e saber lidar com elas e, no bom sentido, tirar proveito de suas habilidades, depende só de você. Costumo dizer que contratamos um profissional, independente do setor, pagamos X por ele, mas sua criatividade e sua inteligência vem de graça e não sabemos usa-las. Bem estamos falando de resultados, os melhores com certeza são lucratividade e rentabilidade sólidas, mas uma garantia de sucesso futuro só cuidando de vários detalhes, aí sim, os resultados aparecem.
Mello Jr

