Na crise o melhor é manter suas estrelas

Foto: Divulgação

Reinventando o profissional
GESTÃO E LIDERANÇA
A cada crise no Brasil o fantasma do desemprego reaparece cada vez mais robusto.
É comum rumores nas empresas sobre demissão; um verdadeiro pavor.
Defendo que a última coisa a fazer nos momentos difíceis é demitir, e sei que é um conceito muito questionado.
Agora, se é inevitável, quais critérios para que se coloque em prática?
Existem várias formas para definir quem sai primeiro, eu procuro saber quem fica.
Afinal quem são minhas estrelas? Estas sim devem ser preservadas, tratadas como verdadeiras pérolas.
É de conhecimento geral que uma empresa pode ter os melhores recursos, estrutura e a mais avançada tecnologia, mas sem um capital humano de qualidade sempre estará faltando alguma coisa. Assim, manter os colaboradores motivados além de fornecer melhorias no clima organizacional ajuda também no caixa da empresa.
Abaixo alguns itens que podem contribuir para que o clima interno seja de o melhor e que as pessoas acreditem que são importantes pelo que produzem e não pelo que socialmente representam. Demissão também é uma questão social.
Potencialize o salário – em momentos como o que estamos vivendo, nem sempre é possível oferecer promoções ou aumentar o salário dos seus colaboradores. Mas, existem alternativas para acrescentar com bônus produtividade.
Invista na capacitação – estudos mostram que uma das posturas mais apreciadas por qualquer funcionário é o investimento da empresa em seu crescimento e desenvolvimento profissional. A possibilidade de aprender algo novo ou aprimorar habilidades são oportunidades muito valorizadas.
Crie um programa de capacitação constante, procure levar a realidade do dia a dia da empresa para sala de treinamento e socializar com sua equipe.
É valorizar e comprometer cada colaborador.
Qualidade de vida em primeiro lugar – ao seguir as dicas anteriores sua empresa já estará investindo na melhoria da qualidade de vida dos seus colaboradores, mas quando falamos em saúde muitas atitudes ainda podem ser tomadas. Incentive seus funcionários a praticarem exercícios físicos e promova dias de ginástica laboral. O resultado será funcionários mais disposto e produtivos.
Afinal, trabalho, conhecimento, remuneração e qualidade de vida tratados de forma integrados trarão resultados importantes.
Afinal sua empresa estará investindo nas suas estrelas.
Elas com certeza merecem.
Mello Jr