Talento não tem idade: mercado de trabalho para os idosos

Foto: Banco de imagens

Atualmente, o Brasil tem mais de 40 milhões de idosos e, engana-se quem pensa que eles estão por fora das novidades do mercado tecnológico. Eles trabalham, mesmo após a aposentadoria, e utilizam ferramentas digitais, como sites de comércio on-line e programas de fidelidade, para fazer o tempo e a vida render mais.

Aposentados sim, trabalhadores também. A participação tão expressiva de idosos no e-commerce é reflexo de outro fenômeno também recente: a permanência e/ou retorno de pessoas com mais de 60 anos ao mercado de trabalho, após a aposentadoria.

De acordo com pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), mais de um terço da população com mais de 60 anos que está aposentada, se mantém ou retorna ao mercado de trabalho. Varejo em movimento.

Trago esta matéria para reflexão visando alertar a possibilidade do reingresso ao mercado de trabalho de pessoas com mais de 70 anos. Minha trajetória profissional sempre foi focada no mercado jovem, treinei jovens de todas as idades e escolaridade Brasil afora. Tanto que meu conceito sempre foi, dar uma oportunidade para quem não tem a tal “experiência”.

A velocidade da mudança é gigantesca e o mercado agora mescla oportunidades para jovens e veteranos. Um país que cada vez mais terá uma população de idosos crescendo não poderá fechar os olhos para os talentos e experientes. Talento não tem idade e comprometimento e vontade de trabalhar e ganhar dinheiro de forma justa e honesta também não.

O lado bom desta realidade é que o mercado fica mais competitivo com cenários favoráveis para todos. Tenho pesquisas e relatos recentes e é impressionante a diferença do jovem ingressando no mercado e o idoso. Enquanto o jovem ainda busca emprego e acha que tudo é bico o idoso quer trabalho e agarra oportunidades como se fosse a última da sua vida.

Fica o alerta independentemente da idade as oportunidades aparecem e só ingressam neste mercado competitivo os competentes.
Não existe idade para talento e competência.