A alegria de ser feliz

Banco de imagens

Todo fim de ano as pessoas fazem reflexões, buscam respostas dos muitos porquês e, acima de tudo, tentam recuperar o tempo perdido com ações que as fortaleçam no cenário social. É neste momento que devemos nos preparar para avaliar o que fizemos durante todo o ano, pois se deixarmos para fazê-lo somente na virada do ano, não haverá condições de realizar tantas ações que compensem as que não fizemos durante os 365 dias.

Por outro lado, encontraremos pessoas que fizeram ao longo do ano ações sociais sem nada pedir em troca e são felizes. Na verdade, fizeram o certo e ao fazerem suas reflexões, reagirão diferentemente daquelas que nada ou pouco fizeram de bom ao próximo. Por isso, o título desta coluna A alegria de ser feliz.

Como avaliar esta alegria? Não existe uma fórmula mágica e sim resultados. É, resultados e hoje não comento sobre finanças ou gestão, mas da conta corrente do bem, onde muita gente tem saldo médio positivo e são felizes e, outras que deixaram para investir somente na virada do ano, com certeza estão com saldo médio negativo.

O positivo é saber avaliar sem mentir para si mesmo. Como é bom ser feliz fazendo das pequenas ações motivos para outras pessoas serem felizes. Como está o seu saldo médio? Faça um balanço e busque no seu interior a verdade. Porém, não fique triste ou preocupado se estiveres devendo. Ainda há tempo para recuperar e reduzir o seu débito.

Triste deverão ficar as pessoas que julgam ter feito o balanço de forma correta e, mesmo devendo, não fazem nada para mudar. Estas, não poderão dizer que são alegres e felizes de verdade. Você já viu um sorriso de uma criança pobre que ganha um presente, um brinquedo no Natal? Compare com o seu sorriso que ganhou vários presentes ao longo do ano.

É! A mensagem de hoje procura fazer você parar para pensar e ver o quanto és feliz. Por isso, faça outras pessoas sorrirem também. Um simples gesto de amor faz a diferença.